Fauna e Flora
São Tomé e Príncipe tem duas grandes áreas de protecção ambiental - uma parte na ilha de São Tomé com uma área de 235 km2, e outra parte, na Ilha do Príncipe com 85 km2.
O Parque Nacional Ôbo, abrange 30% da Ilha de São Tomé. Foi criado em 2006 com o objectivo de conservar a densa floresta tropical.
O Parque Natural do Príncipe corresponde a 50% da Ilha do Príncipe.
Para além destes dois parques temos ainda a Reserva Natural do Ilhéu das Rola e do Ilhéu das Pedras Tinhosas.
São Tomé e Príncipe possui uma fauna e flora riquíssimas com muitas espécies endémicas, devido ao isolamentos das ilhas.
Este arquipélago é um dos países mais pequenos do mundo, mas é também um dos mais ricos, quer na biodiversidade, quer nas espécies.
Fauna
Para além das espécies nativas, o arquipélago de São Tomé e Príncipe também conta com algumas espécies importadas de várias regiões. Os mamíferos terrestres foram quase todos introduzidos pelo Homem nos últimos quinhentos anos: macacos, gatos, porcos selvagens, a ”lagaia”(felino de pequeno porte semelhante à raposa), esta última com o objectivo de combater os roedores que destruíam as plantações.
Este arquipélago é considerado um dos melhores Observatórios de Aves no mundo. É um paraíso para os interessados na diversidade e exclusividade de espécies aí existentes, contando com mais de 65 espécies de aves, das quais 25 são espécies endémicas e de grande raridade.
No que respeita aos répteis, existem 16 espécies das quais 7 são endémicas.
Uma das espécies alvo de estudos científicos e de medidas de protecção e conservação são os morcegos, devido ao seu forte endemismo.
No arquipélago de São Tomé e Príncipe, a Ilha do Príncipe tem como símb um papagaio. Só na Ilha do Príncipe podemos encontrar o papagaio “African Grey” - nome de espécie. Este papagaio reside apenas nesta ilha.
Na Ilha do Príncipe, ao final da tarde, podemos assistir a um espectáculo digno de se ver e ouvir, produzido pelos papagaios com as suas asas cinzentas salpicadas pelo vermelho vivo das suas caudas e os seus gritos, quando regressam para o ôbo (floresta), a norte, invadindo os céus da cidade de Santo António, capital da Ilha do Príncipe.
A fauna marinha é extremamente rica em biodiversidade. Para o turista é fenomenal!
As tartarugas habitam nas águas deste arquipélago e utilizam as suas praias para a reprodução. O ecoturismo, o “Turtle Watching” e os esforços locais, são muito importantes para a preservação das várias espécies.
Nestas águas podemos encontrar uma grande variedade de cetáceos, tais como golfinhos, baleias, orcas e cachalotes. A sua riqueza em peixe, marisco e corais atrai biólogos adeptos de mergulho, do snorkeling e da pesca. |