Fauna e Flora
São Tomé e Príncipe tem duas grandes áreas de protecção ambiental - uma parte na ilha de São Tomé com uma área de 235 km2, e outra parte, na Ilha do Príncipe com 85 km2.
O Parque Nacional Ôbo, abrange 30% da Ilha de São Tomé. Foi criado em 2006 com o objectivo de conservar a densa floresta tropical.
O Parque Natural do Príncipe corresponde a 50% da Ilha do Príncipe.
Para além destes dois parques temos ainda a Reserva Natural do Ilhéu das Rola e do Ilhéu das Pedras Tinhosas.
São Tomé e Príncipe possui uma fauna e flora riquíssimas com muitas espécies endémicas, devido ao isolamentos das ilhas.
Este arquipélago é um dos países mais pequenos do mundo, mas é também um dos mais ricos, quer na biodiversidade, quer nas espécies.
Flora
Existe uma grande diversidade de espécies de plantas endémicas, que não existem em mais lado nenhum do mundo e são famosas a nível mundial. A sua riqueza natural ou biodiversidade é de tal modo única, que é um fascínio para os investigadores espalhados pelo mundo. Em São Tomé e Príncipe encontram-se registadas mais de 850 espécies de plantas, das quais cerca de 140 são endémicas.
O jardim botânico do Bom sucesso, porta de entrada para o Parque Natural Ôbo, possuí um herbário com mais de 1000 amostras de plantas, entre as quais espécies endémicas.
Em relação às flores, estas ilhas possuem variedades muito interessantes e que despertam a atenção do visitante, as mais admiradas são: rosa porcelana, a rosa-vermelha-alaranjada, os bicos de papagaio e a begônia gigante. |