/Home/PTPortuguês /EnglishEnglish /FrançaisFrançais /EspañolEspañol
cacautours Visite-nos no Facebook! : facebook-icon

Saúde

 

Vacinação Obrigatória?

Não há vacinas obrigatórias, mas aconselha-se a ir à consulta do viajante para saber quais os cuidados a ter. A profilaxia da malária é quase sempre recomendada. Por segurança aconselha-se a acatar todas as precauções, prévias e durante a estadia, que são recomendadas e obtidas através de consulta do viajante.

Poderá ser necessária a prevenção das formas da doença através da toma de medicação.

Aconselhamos a estar actualizado sobre as seguintes vacinas: tétano, poliomielite, difteria, hepatite, febre amarela. A vacina contra a Febre-Amarela deixou de ser obrigatória para os viajantes que se deslocam a São Tomé e Príncipe, à exceção dos que provêm de países de risco.

Em maio 2016 foi aprovado pelas autoridades competentes um despacho interditando a entrada no país a passageiros provindos de países onde exista o risco de transmissão de Febre-amarela, de acordo com a lista correspondente da OMS. Esses passageiros deverão munir-se, assim, de um certificado internacional de vacinação do qual conste a inoculação da vacina contra a doença, há mais de 10 dias. A inoculação para a Febre-amarela continua a integrar o programa de vacinação de São Tomé e Príncipe. Esta doença não existe em São Tomé e Príncipe.

É imprescindível a prevenção de picada de mosquitos, através do uso de repelentes, redes mosquiteiras, calçado e vestuário adequado (preferir roupas claras; calças compridas, camisas folgadas de manga comprida). Recomenda-se o uso de chinelos na praia.

A protecção solar continua a ser obrigatória, especialmente durante as escapadelas para as margens das praias do arquipélago. Ao usar protetor solar, aplique-o antes de usar o repelente.

Alertam-se os turistas que pretenderem percorrer os trilhos assinalados de percursos exploratórios para a inerente e elevada perigosidade dos referidos caminhos, aconselhando-se toda a cautela e, em particular na Ilha do Príncipe, em nenhuma circunstância ou sob qualquer pretexto deverá ser abandonado o trajeto devidamente assinalado.

As infra-estruturas hospitalares são limitadas e muitos medicamentos não existem, como tal é altamente recomendável trazer um kit de primeiros socorros, incluíndo repelente de mosquitos, curativos, desinfectantes, antibióticos de largo espectro e antidiarreicos.

Paludismo (Malária)

Tem vindo a verificar-se uma regressão significativa da taxa de incidência do paludismo.

Aconselha-se o viajante, ainda assim, a fazer um tratamento antipalúdico preventivo, por regra recomendado pelo médico, na consulta do viajante,para garantir uma estadia tranquila.

Água

A água canalizada não é toda potável por isso recomenda-se só água engarrafada.

Cuidado com a água que pode ser servida nas roças ou aldeias porque pode vir de ribeiras ou nascentes que estão mal protegidas contra excrementos de animais.

Não há casos de cólera em São Tomé e Príncipe, mas recomenda-se lavar bem as frutas e legumes antes de consumir e de preferência com água engarrafada.

Passeios/caminhadas em natureza:

A existência da cobra preta no arquipélago, cuja mordida é fatal, obriga a determinados cuidados no que requer a primeiros socorros sobretudo quando se pretende fazer este tipo de excursões.

A aspivenina é uma medida de primeiros socorros, não substitui de forma alguma uma consulta obrigatória e imediata a um serviço médico, que continua a ser essencial em caso de picadas de cobra, picadas de escorpião ou outros casos graves.

Como tal recomendamos que seja portador de uma Mini Bomba: ASPIVENIN MINI PUMP, “Mini Bomba Aspivenin tem uma mini-bomba que suga o veneno que foi injetado pelo inseto, cobra (víbora ...), aracnídeos (escorpiões, larvas.. ), peixe (brilhante), vespas, abelhas, mosquitos, formigas, água-viva, ou certas plantas (ardor).

Reduz intantaneamente a coceira, dor, inchaço mordidas e picadas consecutivos. Muito fácil de usar, pode ser usado com uma mão e é reutilizável centenas de vezes.”

Riscos da SIDA?

As Baixas taxas de VIH/SIDA colocam o país numa situação favorável.

Use preservativos e assim Proteja-se do risco de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidezes indesejadas.

É sempre aconselhável ter um seguro de viagem contratado no país de origem.

 
     
  viagem são tomé Contactos visgens são tomé  
  Cacautour'STP © 2018. Todos os direitos Reservados.